domingo, 30 de novembro de 2014

Dicionário - C

- Cadeirinha - Uma espécie de cinto reforçado, com suportes adicionais nas pernas, utilizado para prender a corda em escalada, rapel, canyoning, etc.;

- Camelback - Mesmo que cantil, porém utilizado em forma de mochila ou acoplado a ela;

- Cânion - Acidente geográfico normalmente associado à erosão por rio ou terremotos caracterizado por fendas no solo, podendo variar a extensão e a profundidade;

- Calculador - Nas provas de regularidade, é aquele que faz os cálculos para obtenção do tempo para se chegar às referências que existem nas planilhas;

- Cronometrista - No trekking de regularidade, tem a função de controlar o tempo de prova e a posição da equipe, atrasada ou adiantada, durante o percurso. Em geral a tarefa é acumulada pelo Navegador;

- Contador de passos - No trekking de regularidade, é aquele que cumpre a função de dar a distância entre uma referência e outra;

- Controlador de ritmo - No trekking de regularidade, é quem informa a equipe se a velocidade está muito alta ou muito baixa em determinado trecho;

- Corrida de Aventura - Se caracteriza pela prática de trekking, canoagem, escalada, mountain bike, rapel, canyoning, cavalgada, etc. numa mesma competição, várias equipes tem por objetivo de completar o percurso no menor tempo possível;

- Cume - Topo de um morro ou montanha.

Um pouco mais sobre o Parque Estadual do Ibitipoca - Gruta dos Viajantes


A principal característica desta imensa gruta é atravessar a colina que se localiza bem próximo ao Pico do Pião. Possui dois grandes pórticos de entrada e além de seu túnel principal, encontrarmos pequenos salões em suas adjacências.

Já serviu de abrigo no passado, sendo famosa por ter sido frequentada por muitos que, de passagem, pernoitavam ali, motivo que originou a sua denominação.

Sem dúvida é uma das grutas mais bonitas da região, devendo ser passagem obrigatória em seu roteiro pelo parque.


Série - Montanhas mais perigosas do mundo! (4º – Kangchenjunga)


4º – Kangchenjunga (8.586m) – Nepal/ Índia


É o terceiro pico mais alto do mundo e um dos mais fatais. Apesar da tendência decrescente no índice de mortalidades no montanhismo de um modo geral, a regra não se aplica ao Kangchenjunga. Nos últimos anos o índice aumentou para 22% e não há sinal de diminuição. A montanha tem cinco picos conhecidos como “Cinco tesouros nevados”.

Os povos Nepalenses afirmam que a montanha é mais perigosa para mulheres, creem que Kangchenjunga é uma mulher que deseja brilhar mais que todas em torno dela…

sábado, 29 de novembro de 2014

Dicionário - B

- Backpacking - Termo em inglês que define caminhada com mochila, barraca, etc.;

- Bivaque - Forma alternativa de acampamento, onde a barraca é substituída pelo saco de dormir. Inadequado em condições climáticas adversas;

- Bota de caminhada - Utilizada no trekking ou na escalada, deve ser confortável e resistente;

- Bússola - Equipamento básico de orientação e navegação.

Um pouco mais sobre o Parque Estadual do Ibitipoca - Pico do Pião

Para muitos, chegar ao alto do Pico do Pião, a 1.762 metros de altitude, é uma conquista, uma vez que a trilha é relativamente cansativa, impondo determinado rigor em sua subida.

Ao chegar, uma das primeiras visões é a presença de um altar de cimento no alto da Serra de Ibitipoca. Ali se encontram as ruínas da Capela Senhor Bom Jesus da Serra, destruída pelos raios, ventos e tempestades que assolam o cume, restando apenas parte do altar.

A Capela do Senhor Bom Jesus da Serra, no Pico do Pião, foi inaugurada em 10 de Agosto de 1932. A construção foi autorizada por um bispo de Juiz de Fora com a finalidade de consolidar a posse de terras devolutas do Estado. Vale enfatizar o bonito penhasco de grande desnível formado nas adjacências do Pico do Pião.

Uma trilha sensacional e com um final realmente interessante, gerando certa reflexão a cerca de como era a capela e dos momentos passados nesta.




Série - Montanhas mais perigosas do mundo! (5º – Everest)

5º – Everest (8.848m) – Nepal/ China


Conquistado somente em 1953 por Edmund Hillary e Tenzing Norgay, o “Chomolungma” (nome em tibetano) soma a suas estatísticas mais de 210 acidentes fatais, dentre eles o do experiente montanhista brasileiro Vitor Negrete em 2006. Rodrigo Raineri, amigo e parceiro de Vitor naquela temporada, relatou em seu livro “No Teto do Mundo” que Vitor havia feito o cume sem auxílio de oxigênio suplementar, mas se sentiu mal no retorno ao Acampamento III e solicitou apoio de seu sherpa Dawa. Vitor não resistiu a um possível edema cerebral e faleceu.



Anualmente o Everest recebe aproximadamente 800 montanhistas de todo o mundo, seu índice de mortalidade que já foi de 37% hoje é de aproximadamente 4%. Em 1996 uma tempestade no Escalão Hillary (a 8.700 metros de altitude) vitimou 12 alpinistas. Dentre eles, experientes montanhistas como os americanos Rob Hall e Scott Fisher.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Dicionário - A

- Andinismo - Pratica de escalada e montanhismo nas Cordilheiras dos Andes (América do Sul);

- Alpinismo - Pratica de escalada e montanhismo nos Alpes (Europa);

- Altímetro - Aparelho que através da variação da pressão do ar informa a altitude;

- Anorak - Blusão especial isotérmico e impermeável;

- Azimute - Medida angular de um rumo ou de uma direção com relação ao N verdadeiro, contado em 360° no sentido horário, ou seja; N=0 ou 360°; E=90°; S=180° e W=270°.

Um pouco mais sobre o Parque Estadual do Ibitipoca - Morro da Lombada

O Morro da Lombada, também conhecido como Pico do Ibitipoca, possui 1.784 metros de altura sendo o ponto culminante de todo Parque do Ibitipoca. O seu cume propicia uma visão privilegiada de todo Parque do Ibitipoca, além de ser ótimo ponto para curtir o espetáculo do pôr do sol.

Em seu cume, o montanhista terá uma visão de 360ºC.

 

Série - Montanhas mais perigosas do mundo! (6º – Eiger)

6º – Eiger (3.970m) – Suíça
 

Esta montanha na Suíça não chega a 4.000 m de altura, mas atrai montanhistas do mundo todo graças a sua Face Norte, um paredão vertical que se ergue a mais de 1.500 metros.

É uma montanha de 3.970 m de altura e 1.168 m de proeminência topográfica, localizada nos Alpes Berneses. Faz parte do conjunto Jungfrau-Aletsch-Bietschhorn declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2001.

Desde 1935, pelo menos 66 escaladores morreram em tentativas de subida pela vertente norte, o que lhe valeu o nome de “Parede Assassina”.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Ficha – Janela do Céu (Ibitipoca)



Altitude: Aproximadamente 1.600 metros.

Ranking: -

Localização: Parque Estadual do Ibitipoca, Conceição do Ibitipoca, MG.

Duração da Trilha: 03 a 04 horas (ida).

Nível de Dificuldade: Médio.

Tipo de Dificuldade Encontrada: Caminha de médica duração.

Clima: Tropical de altitude, com verões amenos e chuvosos e inverno seco.

Tipo de Vegetação: Quartzito (sobre o qual se desenvolve um solo Cambissolo) pouco profundo constituído principalmente de matéria orgânica e areia (areno-quartzosos) formada pela erosão da rocha..

Curiosidade: É uma cachoeira localizada no Ribeirão Vermelho. De seu topo até sua base existem 7 quedas d'água, formando degraus. A visitação no parque é feita apenas no topo. O nome Ibitipoca significa, em sua origem tupi, "casa de pedra". Os rios do parque apresentam cor de caramelo devido ao alto teor de matéria orgânica.