quarta-feira, 19 de novembro de 2014

O fantástico Himalaia

 
O Himalaia ou também conhecido como Cordilheira do Himalaia é a mais alta cadeia montanhosa do mundo, localizada entre a planície indo-gangética e o planalto tibetano. 
A cordilheira abrange cinco países, Índia, China, Butão, Nepal e Paquistão contendo a montanha mais alta do planeta, o Monte Everest.
 
O sistema montanhoso do Himalaia é o topo do mundo pois é o lar dos picos mais altos do planeta a exemplo do Monte Everest (8 848 m) e o K2 (8 611 m). O pico mais alto fora dos Himalaias é o Aconcágua, nos Andes, com 6 962 m, e somente no Himalaia há mais de 100 picos excedendo os 7 200 m de altitude.
 
A cordilheira formado pela convergência de duas grandes placas tectônicas: a da Eurásia e a da indo-australiana. O Himalaia é o resultado das colisões iniciadas há mais de 65 milhões de anos entre as duas placas.
 
Um número bem grande de glaciares são encontrados nos limites do Himalaia. Entre eles encontra-se o Siachen que é o maior no mundo fora da região polar onde sua altitude varia entre 5723 m e 3620 m. Devido ao clima, a região do glaciar de Siachen é conhecida como "o terceiro polo", onde as temperaturas podem atingir os -50 °C logo, as altas altitudes do Himalaia são cobertas por neve durante todo o ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário