sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Sobre Morros, Montanhas, Serras e Cordilheiras

Vocês sabem a diferença entre morro, montanha, serra e cordilheira? Muito simples...
 
 
 
Morro, colina ou cerro é um acidente geográfico caracterizado por pequena elevação de terreno com decline suave. A distinção entre um morro e uma montanha é pouco precisa e muito subjetiva. Considera-se em geral que um morro é mais baixo e menos abrupto que uma montanha, com um desnível de até cinquenta metros.
 
Montanha ou monte é uma forma de relevo. A uma sequência de montanhas chama-se cordilheira. Uma montanha tem imponência e altitude superiores a uma colina, embora não exista uma altitude específica para essa diferenciação. O adjetivo montano, é usado para descrever áreas montanhosas e coisas relacionadas a elas. Assim, cada autoridade no assunto assume valores convenientes, embora a montanha seja tipicamente escarpada, de grande inclinação e com sobreposição de relevos.
 
Serras são terrenos acidentados com fortes níveis, frequentemente aplicados a escarpas assimétricas, possuindo uma vertente e outra menos inclinada. Uma serra distingue de um maciço pelo fato de um possuir montanhas singulares em vez de agrupadas.
São formas em cadeias de montanhas em que pode variar entre 600 a 3000 metros. Elas se expandem ao longo do Brasil, apesar de que no Brasil não existir montanhas e sim cadeias de montanhas. Entre elas existem serras famosas como a Serra da Mantiqueira e Serra dos Órgãos.
 
Uma cordilheira é um conjunto de serras dispostas paralelamente. As cordilheiras formam um grande sistema de montanhas reunidas, geralmente resultado do encontro de duas placas tectônicas que muitas vezes lançam ramos ou cadeias de montanhas secundárias. As cordilheiras mais famosas do mundo são a do Himalaia na Ásia, a dos Andes na América do Sul, as Rochosas na América do Norte e a dos Alpes na Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário