segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O Monte Roraima

O Monte Roraima fica localizado no norte do Brasil com divisa entre Venezuela e Guiana, mais precisamente no Planalto das Guianas ou também na Serra de Pacaraíma que é uma formação de relevo no território brasileiro.
 
 

O monte Roraima foi descoberto pelos europeus em 1595, durante a colonização espanhola e britânica dessa parte da América do Sul, desde lá, só em 1989 que a região passou a ser um Parque Nacional criado pelo então presidente José Sarney.
 
De toda a região que se estende o Monte, apenas 5% de sua área faz parte do território brasileiro, contra os 10% da Guiana e os 85% da Venezuela onde o Parque leva o nome de Parque Nacional Canaima.
 
O monte Roraima é um tepui, um tipo de platô cercado por falésias, típico do Planalto das Guianas.[] A montanha tem formato de arco no sentido norte-sul-leste-oeste com um estreitamento central causado pela presença de um grande circo natural em seu flanco noroeste.
 
Uma das formações do Montes chama "Maverick Stone" por se assemelhar a um carro de mesmo nome, corresponde ao ponto culminante da montanha, com 2.810 metros de altura.
 
Devido à sua proximidade com a Linha do Equador, o monte Roraima é influenciado pelo clima tropical, apresentando temperatura média anual entre 20 e 22ºC.
 
Diz a lenda que O Monte Roraima surgiu na tribo dos índios Macuxi, que ali habitavam. Conta que antigamente não havia nenhuma elevação naquelas terras. Muitas tribos indígenas viviam naquela área plana e fértil onde a caça, a pesca e outros frutos eram abundantes. Porém, num dia, nasceu num local uma bananeira, uma árvore que nunca aparecera ali antes. tornou-se, rapidamente, viçosa e cheia de belos frutos, mas um recado divino foi dado aos pajés: "Ninguém poderia tocar nela ou em seus frutos, pois aquele era um ser sagrado; Se alguém o fizesse, inúmeras desgraças aconteceriam ao povo daquela terra. Todos obedeceram ao aviso que lhes foi dado. Porém, ao amanhecer de um certo dia, a tribo percebeu que haviam cortado a árvore e, em instantes, a natureza revoltou-se. Trovões e relâmpagos rasgavam o céu deixando todos assustados. Os animais fugiam. E do centro da Terra surgiu o Monte Roraima, elevando-se imponente até o céu. Pessoas dizem que até hoje o monte "chora" pela violação no passado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário