sábado, 13 de dezembro de 2014

Travessia Piábas x Grumari

O Parque Estadual da Pedra Branca foi criado em 1971 é uma das maiores áreas de floresta urbana no mundo, com 12.500 hectares. Dentro do parque está situado o ponto culminante do município do RJ, o Pico da Pedra Branca com 1024 metros.
 
 
 
Alguns moradores ainda vivem do cultivo de bananeiras nas encostas da região, trazendo sua produção em cangalhas carregadas por mulas pelas trilhas.
 
 A Mata Atlântica que recobre as serras e vales é composta por mata nativa secundária e espécies exótica. Podemos observar mangueiras, figueiras, embaúbas, bananeiras, entre outras. Na fauna as aves são representadas pelo sabiá laranjeira, bem-te-vi, sanhaços, e gavião carcará. A borboleta-da-praia ameaçada de extinção também pode ser encontrada.
 
Caminhada moderada com duração de aproximadamente 3h. A trilha tem começo bastante íngreme, em seguida passamos por trechos que alternam superfície irregular de terra e pedras. Nas paradas para descanso e hidratação a vista da baixada de Jacarepaguá ajuda a recarregar as energias.
 
Do alto da trilha podemos avistar entre a copa das árvores o canto direito da praia de Grumari. A descida é curta e apresenta alguns trechos escorregadios. A trilha é em sua maior parte pouco exposta ao sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário