quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Série - Montanhas mais perigosas do mundo! (1º – K2)



1º – K2 (8.611m) – Paquistão/ China



O K2 (também conhecida como monte Godwin-Austen, Chogori ou Dapsang) é uma montanha da cordilheira de Karakoram, uma das cadeias dos Himalaia, localizada na fronteira sino-paquistanesa. É o segundo cume mais alto do mundo (perdendo apenas para o Everest) e é considerada a montanha mais perigosa do mundo.

Nessa montanha estão presentes quase todas as questões de avaliação de riscos, tais como: ar extremamente rarefeito, popularidade necessária para atrair montanhistas inexperientes, inclinação intensa, escalada muito exigente tecnicamente, clima imprevisível com possibilidade de avalanches repentinas e condições mínimas de acessibilidade e estrutura no Base Camp. 
Seu atual índice de fatalidades é de 25,75 %, mais de 75 montanhistas pagaram com suas vidas por tentar conquistá-lo. Ainda, temos que, para cada quatro alpinistas que chegam ao topo do K2, um morre.

"As condições são tão ruins que se passam anos sem que alguém chegue ao cume", diz Waldemar Niclevicz, primeiro brasileiro a vencer o pedregulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário